27 de Junho de 2014

 

 

Francisco Faria Pais ,nasceu em Portalegre.

Veio para a capital e licenciou-se em medicina e cirurgia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi assistente da cadeira de Química Fisiológica da mesma Faculdade.

Dedicou-se  e fez vida profissional na especialidade de Estomatologia ,  tendo sido um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial ,  onde desempenhou os lugares de Secretário Geral , Vice-Presidente  da Direcção e Presidente da Assembleia Geral.

É membro da  Academia Portuguesa da Medicina Dentária.
Há cerca de  quarenta anos que tem como "hobby" a pintura em tela a escultura em cerâmica, tendo já participado em mais de 26 exposições do Norte ao Sul do país.
Executou uma serie de Imagens Marianas em terracota policromada, que apresentou em duas  exposições, fazendo algumas delas parte actualmente do património de algumas Igrejas.
Admirador incondicional da Obra de Rafael Bordalo Pinheiro , dedicou-se a partir duma certa altura , à caricatura em cerâmica , realçando sobre tudo o aspecto gestual e postural das personagens que lhe servem de modelo, pelo que muitas dessas figuras representadas , comportam apenas aspectos  parciais do seu todo.
Adepto fervoroso do Fado, foi casado com  Rosebele Faria Pais, que embora amadora, cantava  muito bem o Fado, que infelizmente já não está entre nós. (http://lisboanoguiness.com/299560.html)

É  com base no Fado, que dedicado grande parte da sua criatividade  de caricaturista , modelando um conjunto de gestos e posturas de figuras de relevo do actual e remoto Fado.

É desde a primeira hora, sócio fundador da Associação Cultural de Fado "O Patriarca do Fado", tendo já e feito e oferecido á associação, duas estatuetas em cerâmica de Alfredo Marceneiro e agora o seu busto em tamanho real.

 

Depoimento sobre a sua obra

 

 

Free Guestmap from Bravenet.com
publicado por Vítor Marceneiro às 08:00
: Grande amigo
CLIQUE NA FOTO PARA SE INSCREVER
Este blogue é propriedade da Associação Cultural de Fado " "O Patriarca do Fado", assim como a página na rede social Facebook, com o mesmo título genérico. a ACFPF, é uma associação sem fins lucrativos e registada na Conservatória do Registo Comercial R.N.P.C. de Lisboa, sob o nº 900/2012. Contribuinte nº 510431720. Alfredo Marceneiro é marca registada no INIP com o número 510495150. Todo o conteúdo está protegido por "copywrite ©", direitos conexos e afins, pelo que não poderá ser usado para fins que não sejam a sua divulgação e a devida autorização.
Busto de Alfredo Marceneiro por Dr. Francisco Faria Pais Busto de Alfredo Marceneiro por Dr. Francisco Faria Pais