Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alfredo Marceneiro "O Patriarca do Fado"

Informação da imagem do cabeçalho neste blogue

Vítor Marceneiro, 01.01.22

1 - Caricatura de de Alfredo Marceneiro, autoria do caricaturista José Pargana.

2 - Evocação ás 3 Gerações de Fado do fadista/compositor Alfredo Rodrigo Duarte, vulgo Alfredo Marceneiro.  O filho Alfredo Duarte Jr., que foi profissional como cantor de Fados, gravou vários discos de massa (EP's e LP's) e um CD (produzido em 1999 para "Discossete" com produção do seu filho Vítor Marceneiro),  ), participou em vários programas de TV-

O filho Carlos Duarte, também cantou Fados, sempre como amador, gravou um disco de massa (EP) e entrou num programa na TV.

O neto Valdemar Duarte, também cantou algum tempo após o serviço militar na Cesária em Alcântara, também usa o nome de Valdemar Marceneiro,  nunca gravou e deixou de cantar mesmo como amador.

O neto Vítor Duarte, filho de Alfredo Duarte Jr., também como amador gravou 4 discos de massa (2LP's + 3 EP's), sendo um em Duetos com o avô e 2 a solo, 1 LP´s com o avô e o pai , e numa curta experiência profissional,  no  elenco da reabertura do Antigo Café Luso, com Tristão da Silva , Augusta Ermida e Plínio Sérgio,  e fez parte na gravação de um  LP/ promoção do Restaurante Típico "LUSO", com todo o elenco dessa época (!970)-Após publicação do primeiro livro biográfico do avô, adopta e regista o nome artístico/autor Vítor Duarte Marceneiro e/ou Vítor Marceneiro. Tem cantado em diversos programas de Televisão  em Portugal e também no estrangeiro, Espanha, França, Suíça, África do Sul, Brasil, Canadá e Estados Unidos da América. É autor do blogue Lisboa no  Guiness, com biografias da grande maioria dos fadistas com quem conviveu  (http://lisboanoguiness.blogs.sapo.pt). Vítor Duarte Marceneiro é também biógrafo oficial da Artista/Fadista Hermínia Silva e do Fadista e Poeta Fernando Farinha.

3 - Livro biográfico "RECORDAR ALFREDO MARCENEIRO"  Editado por "Sistema J" com texto,  imagens e  estrutura iconográfica  pelo  neto Vítor Duarte (1995) assim como foi o primeiro livro em Portugal de "Fado" que incluía um CD - edição Ovação, cantam Alfredo Marceneiro e seu neto Vítor Duarte, cada um a solo e em dueto. *SNB: 972-96527-1-6 Depósito legal Nº 87853/95 - Tiragem 4000 exemplares.*Este livro foi apresentado na sede da Sociedade Portuguesa de Autores-

4 - Livro biográfico "ALFREDO MARCENEIRO - Os Fados que ele cantou"  Impressão e acabamento  por "Grafispaço" . Editor "Clássica Editora" com texto e  estrutura gráfica pelo  neto Vítor Marceneiro (*)(2001) , Biografia sem fotos reduzida  reforçada pela publicação das letras de todos os Fados que ele cantou e/ou gravou.*Este DVD foi apresentado no Museu do Fado. *ISNB: 972-5651-323-6 , Depósito legal Nº 163751/01 - Tiragem 1500 exemplares.

5 - Livro biográfico+CD+DVD "ALFREDO MARCENEIRO - Patriarca do Fado" Edição Ovação, com textos e imagens de Vítor Duarte Marceneiro.*Este LIVRO-CD-DVD foi apresentado na FNAC-Chiado. Nota:  O DVD que faz parte deste conjunto, já tinha sido editado  e  comercializado  com o Título "3 GERAÇÕES DE FADO",  compilado de um Programa com o mesmo título realizado por Luís Gaspar  e  produzido pelo neto Vítor Duarte em parceria com a RTP (1979) em que o mesmo é também o responsável do som e do guião. Neste programa cantam: Alfredo Marceneiro, o filho Alfredo Duarte Jr. e o  neto Vítor Duarte. *Este DVD foi apresentado no Museu do Fado. *Registo no I.G.A.C. Nº 7352/200 - Edição 3000 exemplares.

6 - Busto de Alfredo Marceneiro em tamanho real,  em cerâmica  policromada  esculpida pelo Dr. Francisco Faria Pais.*Esta escultura está exposta na Casa Museu Alfredo Marceneiro - "O Patriarca do Fado" em Oeiras

(*) Em 1995 Vítor Manuel de Azevedo Duarte, ao registar na Sociedade Portuguesa de Autores o seu 1º livro  do avô Recordar Alfredo Marceneiro, referido no ponto 3 deste post que assinou como Vítor Duarte,  mas é registado  o pseudónimo/alcunha  Alfredo Marceneiro de Alfredo Rodrigo Duarte, que  passa a estar registado e protegido a favor do autor nos termos da lei.      Simultaneamente  adopta e regista os pseudónimos de Vítor Duarte Marceneiro,   Vítor Marceneiro,  ou VDM Alfredo Marceneiro é Marca Registada Nacional  I.N.P.I. Nº 495150

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, assim como registo na Sociedade Portuguesa de Autores, sócio nº 125820, e Alfredo Marceneiro é registado como marca nacional no INIP, n.º 495150.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.